Dicas valiosas para contratar um fotógrafo de casamento

946
4min de leitura

Uma grande euforia, adrenalina nas alturas, respiração ofegante e quando você vê, a festa acabou! E agora? Mas não durou nada!

Muitas noivas reclamam que não viram o tempo passar em seu casamento, não lembram de todos os convidados que estavam na festa e até mesmo dos detalhes da decoração.

O que permanecerá do evento serão as lembranças, as emoções e é claro, as fotografias. Sim, as fotos serão os registros mais duradouros. Aqueles que você vai querer ver e rever muitas vezes, até mesmo na companhia dos filhos, netos e bisnetos.

A fotografia está dentre os serviços mais importantes a serem contratados para o casamento. Em minha opinião, é o que mais vale o investimento.

Por isso, muita atenção ao procurar o fotógrafo que irá realizar a cobertura de seu casamento. A seguir, elenco algumas dicas para não errar no dia! Vamos lá!

1 - Estilo - Todo fotógrafo tem seu estilo e você deve se identificar com ele. Essa análise pode se iniciar ao visualizar o site do profissional e o conteúdo de suas redes sociais. Saiba que o portfólio do fotógrafo oferece apenas uma seleção dos seus melhores cliques, o mais importante é marcar uma visita no escritório do profissional para conhecer seu material impresso. Nessa análise você deve reparar a qualidade de seu álbum, o estilo de diagramação, se clicou os momentos importantes da cerimônia e se as imagens têm o mesmo nível de qualidade.

Alguns fotógrafos na vontade de fazer fotos mais inusitadas, como o pajem derrubando o vaso, o cachorro na porta da igreja (rsss), às vezes esquecem de registrar as fotos mais tradicionais, que realmente fazem sentido na cerimônia do casamento.

Se o seu casamento for à noite em ambiente com pouca luz, peça para ver um álbum com uma iluminação parecida, assim você verá como o profissional lida com este ambiente e se apresenta uma iluminação balanceada com fundo e primeiro plano bem iluminados.

2 - Empatia - Costumo dizer que o fotógrafo é o profissional que mais vai ficar ao lado dos noivos no casamento, portanto não adianta ter o melhor trabalho se você não se identifique com o jeito dele falar, de colocar suas ideias e de se portar perante as pessoas.

O casamento é o dia que você espera desde sua infância, imagine passar ao lado de alguém que você não suporte! 

3- Escopo do trabalho - Muitas vezes o fotógrafo não fecha apenas um evento por dia, e é essencial que você pergunte se é ele que irá fotografar o seu casamento, confirme esta informação, isso evita frustrações no dia.

O número de fotógrafos da equipe também é muito importante, devido o nível de detalhes que você quer da festa (make do noivo, decoração, etc). O número de convidados também influencia diretamente essa questão.

Também é importante combinar com o profissional como irá entregar as imagens, quantidade, em alta ou baixa resolução, com ou sem marca d’água, qual mídia (pen-drive, DVD, link) e principalmente prazos de entrega e de escolha das fotos para o álbum. Combinar, e respeitar, prazos é importante para ambas as partes, o atraso na escolha das fotos pode gerar custos extras, se informe sobre isto.

Uma forma do fotógrafo divulgar o trabalho dele é por meio das redes sociais, mas isto deve ser combinado com o profissional. Caso queira mais privacidade, você deve comunica-lo para que não seja feito publicações do seu casamento. Ou, você pode solicitar que o fotógrafo peça uma autorização prévia para divulgação das suas fotos.

Referente ao álbum, verifique qual o material e qualidade que serão entregues, a quantidade de imagens, páginas por álbum e se você poderá opinar na diagramação do mesmo. Lembre-se que o álbum deverá durar por muitos anos.

Confusões de data podem acontecer, então confirme adata, local e horários do seu casamento.

Elaborar um contrato com todas as questões acima é primordial, nunca feche nada sem a leitura detalhada do contrato de prestação de serviços fotográficos.

Tenho certeza que seguindo estas sugestões você irá evitar problemas, a boa contratação do profissional de fotografia irá eternizar o momento com perfeição do seu casamento.

Leia também o post “A surpresa dos noivos, detalhes que nos fazem suspirar...” Neste post forneço dicas importantes para não faltar nenhum detalhe na cobertura fotográfica de seu evento.

Emocionar Sempre!

Leandro Frin - Fotógrafo na cidade de Ribeirão Preto atuante na área de casamentos, eventos sociais e família, em todo interior de São Paulo e grandes capitais. Estilo baseado no fotojornalismo sempre contando a história em todos os seus cliques, buscando a alegria e emoção do momento.

Entre em contato!

Dicas valiosas para contratar um fotógrafo de casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento dicas Para Noivas

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp