Dicas de como escolher as fotos para o álbum de casamento

1126
4min de leitura

A escolha das fotos para compor o álbum de casamento deve ser uma tarefa prazerosa, mas percebemos que muitas vezes não é. Dentre as várias imagens enviadas pelo fotógrafo, que podem chegar a milhares, escolher até 100 fotos, número aconselhável para um álbum de 50 páginas, se torna uma tarefa nada fácil.

Escolher as fotos do evento é bem divertido, mas a tarefa de selecionar pode se tornar um pesadelo devido à forma de apresentação das imagens. O fotógrafo deve ajudar nesta tarefa, abaixo descrevo alguns itens necessários para facilitar na escolha.

1 - Cronologia das imagens: As imagens devem estar em ordem cronológica, independente da quantidade de fotógrafos no evento. Imagine receber uma pasta que se inicia com o beijo final da cerimônia e termina com os preparativos do making of da noiva.

2 - Assunto: Separadas por assunto, making of da noiva, decoração, cerimonia, recepção, etc. Desta forma toda a história será lembrada pelos noivos e fica mais fácil na busca de um momento para seleção.

3 - Ferramenta de Seleção: O fotógrafo de casamento deve disponibilizar uma ferramenta de seleção para facilitar a escolha. As imagens ficam em uma nuvem e podem ser acessadas e selecionadas de qualquer lugar, assim que finalizada os noivos somente enviam as imagens sem se preocuparem em anotar o número das fotos. Existe algumas ferramentas disponíveis no mercado, e o fotógrafo deve estar atento a estas facilidades.

“Escolher as fotos do evento é bem divertido, mas a tarefa de selecionar pode se tornar um pesadelo devido a forma de apresentação das imagens”

Vencendo esta primeira etapa, elencar as prioridades na seleção e seguir alguns critérios será a forma mais fácil para compor o álbum com a história de seu casamento. Abaixo cito seis dicas:

4 - Quantidade por assunto: Estabelecer uma quantidade de fotos por assunto auxilia na escolha e direciona para a quantidade de fotos escolhidas.

10% de fotografias do making of e preparativos do noivo e da noiva;

30% com fotos da cerimônia religiosa;

30% com fotos “protocolares”, como chegada da noiva, saída do altar, brinde dos noivos, corte do bolo, fotos com padrinhos e madrinhas, etc.

30% de fotografias da festa, sem se esquecer da valsa e da noiva jogando o buquê. Nesse item, lembre-se de incluir também fotos dos convidados.

5 - Contar a história do Casamento: O álbum de casamento deve contar uma história, ter uma ordem cronológica, então inicie pelo making of e siga com os acontecimentos da cerimonia e recepção. Como escrevi anteriormente, este item depende muito da forma correta da entrega das imagens pelo fotógrafo.

6 - Estilo das imagens: Algumas fotos “posadas” precisam ser feitas, como as imagens com os padrinhos e familiares, com alguns convidados, entre outras. Mas, tirando essas, prefira aquelas fotografias mais espontâneas e que vão deixar o seu álbum mais vivo e rico.

O álbum de casamento deve passar a emoção do momento, tanto para os noivos, como para os convidados – escolha fotos de algum convidado emocionado durante a cerimônia, o olhar dos pais nas bênçãos do casal, o beijo apaixonado, a emoção no olhar do noivo durante a entrada da noiva, os amigos curtindo a festa, etc. Não esqueça de selecionar pessoas muito queridas que gostaria que estivesse para sempre registradas no álbum.

7 - Detalhes: inclua algumas imagens dos ambientes, da decoração, da mesa do bolo, do salão, das flores, etc. Não precisam ser muitos cliques, mas eles são fundamentais para ajudar, daqui a alguns anos, o casal a reviver todos os sentimentos daquele dia.

Até algumas imagens de detalhes da roupa do noivo ou da noiva e do buquê, por exemplo, podem ajudar a enriquecer o seu álbum.

“....mas eles são fundamentais para ajudar, daqui a alguns anos, o casal a reviver todos os sentimentos daquele dia”

8 - Fotógrafo: Não adianta falarmos sobre como selecionar fotos de casamento se as imagens não tiverem qualidade. Por isso, nada de economizar na hora de contratar o fotógrafo. Afinal esses cliques ficarão eternizados na história de vocês, e é importante contar com uma equipe profissional.

Leia também em meu blog: Dicas Valiosas para Contratar um Fotógrafo de Casamento.

9 - Álbum: Tanto na hora da diagramação, como na escolha dos materiais do álbum, a dica é optar pelos itens mais clássicos. E isso também vale para as fotografias.

Lembre-se que o seu álbum de casamento durará por muitos anos e até passará de geração em geração. Isso significa que o que é moda hoje, pode ser visto como obsoleto e até um pouco “brega” em alguns anos.

Para evitar problemas, prefira por ideias e fotografias clássicas e atemporais, que deixarão o seu álbum sempre incrível e emocionante!

É muito importante atentar-se à pela qualidade do material e estrutura do álbum, pois será a recordação do dia mais feliz de sua vida e que deve durar eternamente.

Emocionar Sempre!

Leandro Frin - Fotógrafo na cidade de Ribeirão Preto atuante na área de casamentos, eventos sociais e família, em todo interior de São Paulo e grandes capitais. Estilo baseado no fotojornalismo sempre contando a história em todos os seus cliques, buscando a alegria e emoção do momento.

Entre em contato!

Dicas de como escolher as fotos para o álbum de casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento dicas Para Noivas

Quem viu também curtiu

A surpresa dos Noivos, detalhes que nos fazem suspirar...

Dicas valiosas para contratar um fotógrafo de casamento

Carta aberta a todas as noivas que tiveram que postergar seu casamento devido o Covid-19

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp