Imagem capa - Chegou o momento de sairmos da escuridão por Leandro Frin
Fragmentos do Pensamento

Chegou o momento de sairmos da escuridão



Quanto tempo estamos vivendo nesta caverna escura? Atormentados pelas sombras projetadas do exterior que se refletem na parede úmida. Não podemos sair, pois lá pertence ao que não conhecemos e temos medo de habitar.


A introdução não é uma nova ideia. No famoso diálogo A República, o filósofo grego Platão conta o Mito da Caverna, no qual um grupo de habitantes do subterrâneo confundem as sombras que eles veem na caverna com a realidade.


Existem várias ferramentas que nos distanciam todos os dias da claridade, nos prendendo em nosso próprio “Eu”, inseridos nas redes sociais, política, ideias não compatíveis, vícios e distanciamento social. Estamos sobrecarregados com informações que vêm de fora e que nos confundem e nos deixam cegos, e até mesmos incrédulos da realidade que vivemos.


E ao abrir os olhos acordamos e percebemos que algo está errado e que a condição que salva é a que nos aprisiona. Nos tornamos vulneráveis e descobertos da falsa segurança que pairava sobre nós.


Estamos sendo convidados a sair da escuridão, mesmo que aprisionados, mas o medo e as crenças do passado nos atormentam, pois, a única certeza que temos é que o escuro protege e que assim continuaríamos sempre saudáveis num mundo doente.


Voltamos a viver nas cavernas, e é lá que precisamos enxergar a luz! Rever nossa forma de pensar, ser e viver. Mas é claro que seremos criticados, e perseguidos por tentar.


Acredito que tudo passa e que a nossa preocupação não teria que ser o quanto tempo tudo isso vai durar e sim no que podemos fazer para trazer luz as crenças que antes nos limitavam.


Neste momento oportuno, precisamos redescobrir o convívio com a família, rever a carga de informações que os meios de comunicação nos assolam, nos reorganizar em comunhão com si próprio entendendo as reais necessidades físicas e espirituais e principalmente compreender que ninguém se salva sozinho.


Ao voltar com a boa nova e transformados, é necessário reescrever o novo mundo e abandonarmos o velho, precisamos ser meios de transformação para aqueles que não tiveram a coragem de sair da escuridão.


Saiba que no “blackout” encontramos as melhores oportunidades ao sermos luz!


Força!


Leandro Frin - Fotógrafo, Engenheiro e Sonhador.